BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

terça-feira, 12 de abril de 2011

Crítica: Duran Duran–All You Need Is Now (2011)

 

Duran-Duran-All-You-Need-Is-Now-album-2011-CD

Para quem conhece a banda desde os idos dos anos 80, a notícia de que iriam lançar um disco em 2011 veio com um misto de medo e felicidade. Explico: em 2007 eles lançaram um disco, Red Carpet Massacre, o qual foi mediano. E quando se pensa em uma banda com 30 anos de história, vêm à mente os seus maiores sucessos, de forma que é mesmo difícil avaliar um disco novo sem comparar com aquilo que os fez famosos.

Por outro lado, é interessante ver o que músicos geniais – que, afinal de contas, deram ao mundo clássicos como Notorius, Save a Prayer e a minha favorita Ordinary World – conseguiriam fazer usando batidas, temas e tecnologia de hoje. O resultado, adianto, agradará aos fãs antigos da banda: batidas dance oriundas dos anos 80, um tanto repaginadas, empolgam os ouvidos mais experientes como os sucessos de antes também empolgavam. Agora, e o resto? Afinal, um disco não é feito apenas com batidas antigas…

it's all up to you now
find yourself in the moment
go directly to the voodoo
now the channel is open
lose your head
lose control
you come on delicate and fine
like a diamond in the mine

- “All You Need Is Now”

Abrir o disco com a faixa-título foi uma bela estratégia, uma vez que cativa o ouvinte num primeiro momento, enrolando-o no som anacrônico produzido. A letra… bem, digamos que há odes maiores ao carpe diem do que ela: viva o momento e tal, mas, embora ela case com a batida da música, vamos combinar: as rimas são bem fracas.

Acontece que, embora goste-se da primeira faixa, o seu jeito vivo, alegre, dançante acaba sendo repetido em outras faixas, como a sexta, Girl Panic!, a oitava, The Man Who Stole a Leopard, causando certo enfado. A sensação de “mais do mesmo” não saía da minha cabeça conforme o player ia de uma música para a próxima.

Porém, a banda também fez músicas menos agitadas – mas ainda com a mesma batida dance de sempre – como a ótima Mediterranea. O tema desta gira em torno do desejo de se escapar da realidade e fugir para um paraíso tropical, cheio de tequila, praias e sol:

I'm trading it for touch down ecstasy
Arriving there in a wave of heat
Lining in the beach tequilla mayhem
Sun of all suburbian daydreams
Waiting for a look the invitation
I awaken to the shade

- Mediterranea

Entende-se que a agitação urbana cause uma necessidade de paz e calmaria em comunhão com a Natureza, porém por que buscar tamanha agitação ao longo do disco todo? Pois aqui é que o lado mais interessante do álbum surge: os músicos exploram tanto a batida dance característica da banda quanto a calmaria de um quase r & b, como na música abaixo.

De longe a melhor do disco, nesta música o casamento do antigo – através do teclado clássico do Duran Duran – com o novo – representado pela batida que beira o r & b no início da música e em outros momentos – beira a perfeição. Uma faixa que possui riff de violino como introdução e conclusão, com um eu lírico angustiado, o qual lamenta que “your promises [foram] broken” e que pode “hear the silence waiting to fall”, e que mescla tão bem o clássico do violino com o tecnológico da batida atual… enfim, essa música só podia mesmo ser a maravilha que é.

Portanto, embora haja qualidades técnicas – além do quê, os músicos se divertiram fazendo o disco e ficaram bem satisfeitos com o resultado – a banda acabou lançando um disco morno, com muitas músicas repetitivas e, até mesmo, pouco criativas. Nada contra o clichê, mas… o que fazer com ele é o real desafio do artista.

Nota: 3,5 / 5

Tracklist:

01. All You Need Is Now 04:34 aprovado
02. Blame The Machines 04:10
03. Being Followed 03:50
04. Leave A Light On 04:38
05. Safe 04:01
06. Girl Panic 04:35
07. A Diamond In The Mind 01:18
08. The Man Who Stole A Leopard 06:15 aprovado
09. Other People’s Lives 03:46
10. Mediterranea 05:41 aprovado
11. Too Bad You’re So Beautiful 04:56
12. Runaway Runaway 03:08
13. Return To Now 01:36
14. Before The Rain 04:26 aprovado

Comentários
0 Comentários
Related Posts with Thumbnails