Conforme eu disse ontem, no primeiro post sobre Bob Marley, é um completo absurdo que a música dele esteja perdendo força, esteja sendo, enfim, esquecida lá na Jamaica. Tentei provar na micro-análise, na “twit-análise”, de cinco de seus clássicos o motivo pelo qual ele deveria continuar vivo nos aparelhos de som, digitais ou não, mundo afora, e principalmente lá em Trenchtown e além.
Bom, como o mundo cultural age de formas oblíquas, muitos músicos fizeram homenagem ao rei do reggae ao longo dos anos, desde o início da década de 70 até hoje em dia (seu próprio filho é um exemplo de homenagem, podemos pensar). De tudo isso, separo abaixo as cinco mais interessantes versões de clássicos do jamaicano; cinco covers que fizeram sucesso (ou que deveriam tê-lo feito?) e jogaram seu nome ainda mais alto.
Importante ressaltar que apenas artistas de fora do mundo do reggae tiveram espaço nesta lista, não por questões preconceituais, apenas para mostrar o quão forte é a música do Bob Marley, mesmo quando fora de seu “habitat”.
Se você se interessar por Top 5, dê uma olhada em outro Top 5 de homenagem: covers de Blue Rondo à La Turk, de Dave Brubeck. Continue ouvindo e encante-se com outras visões sobre a obra de Bob Marley!