O cinema sempre se preocupou em passar emoções através de suas músicas temas. Nos primórdios, era comum valer-se de músicas clássicas (como as chamamos hoje em dia) para emoldurar as cenas. Mesmo nos cartoons isso era prática comum, como o hilário episódio de Tom & Jerry em que Tom é um pianista apresnetando-se com a Hungarian Rhapsody de Lizst ou o Pica-pau como barbeiro enquanto canta Fígaro.
Ao longo do tempo, porém, músicos foram fazendo filmes em cima de suas composições – ou eram contratados como atores e compositores ao mesmo tempo. Exemplos são os filmes dos Beatles e do Elvis Presley.
Posteriormente, compositores foram sendo contratados para criarem trilhas sonoras que tocariam ao longo do filme. Desta forma, alguns artistas emergiram (e ainda emergem) para o estrelato, mesmo sem ter o costume de lançar álbuns desvinculados de filmes. Entre eles, destaco Ennio Morricone (sobre quem já falei aqui), John Williams, Philip Glass e Hans Zimmer.
Contudo, não apenas “músicos de estúdio” talentosos fizeram fama neste mundo do soundtrack. Diversos artistas já consagrados deram o ar de sua graça compondo trilhas para filmes, como a Stayin’ Alive dos Bee Gees, I Will Always Love You da Whitney Houston ou We Don’t Need Another Hero, da Tina Turner.
No post de hoje, farei um curtíssimo Top 5 para homenagear bandas de Rock que conseguiram emplacar hits nesta área. Não levei em consideração casos como o da banda The Who com Tommy ou Pink Floyd com The Wall, pois estes filmes saíram dos discos homônimos. Somente fazem parte da lista bandas que criaram músicas para filmes, ou seja, tendo filmes em vista.
Clique no link abaixo e continue ouvindo!