BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

sábado, 21 de maio de 2011

Top 5: Temas de Filmes por Bandas de Rock

terminator2-exterminador-do-futuro-2-oucaisto.blogspot.comO cinema sempre se preocupou em passar emoções através de suas músicas temas. Nos primórdios, era comum valer-se de músicas clássicas (como as chamamos hoje em dia) para emoldurar as cenas. Mesmo nos cartoons isso era prática comum, como o hilário episódio de Tom & Jerry em que Tom é um pianista apresnetando-se com a Hungarian Rhapsody de Lizst ou o Pica-pau como barbeiro enquanto canta Fígaro.

Ao longo do tempo, porém, músicos foram fazendo filmes em cima de suas composições – ou eram contratados como atores e compositores ao mesmo tempo. Exemplos são os filmes dos Beatles e do Elvis Presley.

Posteriormente, compositores foram sendo contratados para criarem trilhas sonoras que tocariam ao longo do filme. Desta forma, alguns artistas emergiram (e ainda emergem) para o estrelato, mesmo sem ter o costume de lançar álbuns desvinculados de filmes. Entre eles, destaco Ennio Morricone (sobre quem já falei aqui), John Williams, Philip Glass e Hans Zimmer.

Contudo, não apenas “músicos de estúdio” talentosos fizeram fama neste mundo do soundtrack. Diversos artistas já consagrados deram o ar de sua graça compondo trilhas para filmes, como a Stayin’ Alive dos Bee Gees, I Will Always Love You da Whitney Houston ou We Don’t Need Another Hero, da Tina Turner.

No post de hoje, farei um curtíssimo Top 5 para homenagear bandas de Rock que conseguiram emplacar hits nesta área. Não levei em consideração casos como o da banda The Who com Tommy ou Pink Floyd com The Wall, pois estes filmes saíram dos discos homônimos. Somente fazem parte da lista bandas que criaram músicas para filmes, ou seja, tendo filmes em vista.

Clique no link abaixo e continue ouvindo! Alegre

5: Romeu + Julieta – Radiohead, “Exit Song (For a Film)” + “Talk Show Host”

A primeira banda a figurar nesta lista entra já com duas músicas. Não é marmelada: é que as duas fizeram (certo) sucesso e foram feitas para o mesmo filme: a versão de 1996 de Romeu e Julieta com Leonardo DiCaprio. “Exit Song (For a Film)” nasceu de uma ideia/sensação sentida pelo líder da banda quando, aos 13 anos, assistiu à encenação da tragédia shakespeariana por Franco Zeffirelli e tocou nos créditos finais do filme com DiCaprio. Ambas são tristes, melancólicas, angustiantes, com melodias longas simbolizando um estato semi-catatônico de desespero. (Interessante, não? Alegre)

e

4: O Cemitério Maldito – Ramones, “Pet Sematary”

Adaptação do livro do americano Stephen King, o filme empolgava no aspecto dramático que era causado por toda aquela situação “zombiesca”. O gato morto do filho ressurge em certo estado de decomposição e emanando sentimentos negativos, de forma a antecipar (e explicar) a maldição que se torna a fuga da morte naquele cemitério indígena. Já o tema musical é composto e sarcasticamente tocado pela banda punk Ramones: ícone do movimento, tiram sarro das ideias do filme para contar uma história paralela no clipe. Divirta-se abaixo! Alegre

3: Exterminador do Futuro 2 – Guns n’ Roses, “You Could Be Mine”

Há quem não goste do Mr. Universe, mas é impossível negar que o rapaz fez um enorme sucesso com seus filmes de ação. E entre eles, está o seu eterno papel como Exterminador. Talvez por ser um ator medíocre, tenha sido fácil para ele fazer um papel tão robótico no primeiro filme da franquia. Bom, não importa… já a banda do Axl Rose estava na esteira do sucesso, emplacando hits atrás de hits, dentre os quais destaco a música-tema abaixo:

2: Highlander – Queen, “Who Wants To Live Forever”

Eu quase repeti o que fiz na quinta posição, pois, verdade seja dita, o Queen emplacou não apenas um, mas, sim, três hits do disco que compôs para o filme do guerreiro imortal. Porém, enquanto duas músicas possuem cenas do filme em seus clipes, a outra, “Princes of the Universe”, foi usada apenas anos mais tarde, para a abertura da série televisiva baseada no personagem-chave dos filmes (lembram-se?). Portanto, veja abaixo essa abertura, que é rápida, e o clássico da banda logo após – não apenas uma das melhores músicas deles, mas um dos melhores temas fílmicos: envolvente, entrelaçado com o enredo do filme, capta sua ideia principal e a embala melodica e liricamente.

e

1: Rocky III – Survivor, “Eye of the Tiger”

Survivor, ícone do hard rock dos anos 80/90, foi uma banda que emplacou, de fato, apenas no seu terceiro disco, cujo título era “Eye of the Tiger” e que continha a faixa-título tema do filme Rocky III. Ser contratado para compor para uma franquia desse tamanho já poderia ser considerado uma prova de sucesso – além de ser óbvio que a sua música tocaria nas rádios durante o período de exibição do filme, pelo menos. Porém, Survivor se superou e compôs um hit que ultrapassou o sucesso momentâneo: virou sinônimo do personagem do Stallone, assim como, posteriormente, das lutas de boxe (a Rede Globo ainda hoje reproduz seus acordes iniciais quando faz comercial das lutas). Caso um tanto quanto parecido com o que aconteceu com “We Are The Champions” do Queen (que ainda toca na entrega de troféus: este ano, por exemplo, ela tocou na final da UEFA novamente). Divirta-se! Alegre

E aí, esqueci alguma música-tema importante? Deixe uma sugestão – vai que eu faço mais um post? Alegre

Comentários
0 Comentários
Related Posts with Thumbnails