BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

sábado, 18 de setembro de 2010

Soundtrack: Estréias da Semana (17/09/2010)

Sempre foi minha vontade, desde que idealizei a idéia de criar este blog, tratar o tema “Música” de uma forma um pouco diferente. Não apenas render-me ao lugar-meio-comum das resenhas e dos clipes, mas aproveitar e inovar em certos posts. Uma dessas inovações é o post do dia de sexta-feira. Não imaginei que daria tanto trabalho, mas o resultado final valeu a pena: mostrar as estréias cinematográficas da semana através de suas trilhas sonoras! Espero que curtam, embora o post seja um pouco longo. :)

resident evil 4: recomeço 3D

O quarto filme da série, dirigido por Paul W. S. Anderson (do ótimo “Magnólia”), possui a música tema “The Outsider”, tocada pela banda A Perfect Circle. O grupo de rock alternativo americano já contou com antigos músicos das bandas Nine Inch Nails, Marilyn Mason, Devo e Smashing Pumpkins, o que lhe confere um certo crédito.

Crítica aqui: Ometele!

a 

antes que o mundo acabe

É impressionante que um filme brasileiro que ganhou prêmio de melhor filme em 2009 e que estreou em São Paulo no início do ano só chegue ao Rio em Setembro. De qualquer forma, o filme adolescente possui trilha sonora premiada de Leo Henkin. É curioso notar que a música principal da tilha sonora é uma versão-girl-acústica de um clássico dos anos 80: “Beat Acelerado”, da banda Metrô.

Crítica aqui: G1!

a

baaria

O filme ítalo-francês que conta 40 anos da história da Itália tem sua trilha sonora assinada por ninguém menos que Ennio Morriconi. O maestro começou a carreira compondo para filmes clássicos de Sergio Leone, como “Três Homens em Conflito”. Recentemente, compôs a ótima trilha do maravilhoso “Bastardos Inglários”, de Tarantino.

Crítica aqui: Cinéfilo, eu?

a

coincidências do amor

O novo filme da eterna Rachel de “Friends” promete ser “um raro milagre” na carreira da atriz, uma vez que a performance dela, embora ainda "em sua zona de conforto”, é boa e convincente. Sua trilha sonora, por outro lado, abusa de artistas que passeiam pelos estilos disco, dance, soul e black music. Até mesmo country (com duas músicas de Eels). Separei o clipe de uma das músicas disco: “Instant Replay”, de 1978, do artista Dan Hartman (divertidíssimo, aliás).

Crítica aqui: AdoroCinema!

a

nanny mcphee e as lições mágicas

Eis que Emma Thompson volta à série da Babá Encantada e estrela um novo filme. Este parece ser “muito mais equilibrado [e] mais engraçado” do que o primeiro, fato que pode ter explicação na mudança na direção. Já a trilha sonora é assinada por James Newton Howard, o mesmo dos filmes recentes do Batman e dos filmes do m. Nigt Shayamalan. Vale a pena conferir!

Crítica aqui: Rubens Edwald Filho!

a

o pecado de hadewijch

O novo filme de Bruno Drumond (que levou o Grande Prêmio do Júri de Cannes por “Humanidade” em 1999) “apresenta alguns recursos estilísticos de montagem que, deliberadamente ou não, sinalizam uma história circular, sem necessariamente início e fim definidos”. A trilha sonora, aliás, abusa da música clássica, especialmente Bach. De cunho sacro, ela leva o telespectador a sentir a angústia do tema do filme. Abaixo, o trailer, que oferece alguns segundos de contemplação sonora.

Crítica aqui: CineClick!

 

soberano

Não sou torcedor do São Paulo. Ponto. Curto assistir a jogos, mas não perco meu tempo torcendo e arrancando os cabelos. Porém, ao descobrir que este filme possui trilha sonora de Nando Reis, interessei-me, não pelo documentário, mas pela música dele. E até que ela é boa! :)

Crítica aqui: CineWeb!

a a

bellini e o demônio

O novo filme do detetive criado por Tony Belloto chega aos cinemas com ar sobrenatural e trilha sonora assinada por Andreas Kisser, do Sepultura. Infelizmente, foi impossível encontrar o nome das faixas da trilha sonora, mas abaixo está o trailer do filme que não possui muitos segundos sem música ao fundo.

Crítica aqui: AdoroCinema!

  a

léo e bia

“Cuidar de amor exige mestria / E Léo e Bia souberam amar”. O musical de Oswaldo Montenegro é passado à telona e marca a estréia do compositor como cineasta. Sua trama gira em torno de sete amigos em tempo de ditadura militar e é pontuada pela linda trilha sonora do poeta. Abaixo, uma versão ao vivo da faixa-título.

Crítica aqui: Diário de São Paulo!

Comentários
2 Comentários

2 ouvidas:

Lia disse...

Rafael, adorei esse post! Imagino o quanto deve ter dado de trabalho, por que apesar de dizer pouco sobre os filmes e suas trilhas sonoras, vc conseguiu reunir um pouco de cada um. Obrigada! agora também vou passar a prestar atenção na trilha sonora antes do filme, rsrs, pq normalmente eu procuro ou comento depois... Percebi que às vezes o preconceito com alguns títulos/atores me faz perder boas trilhas...não acho que devo assistir um filme só pela trilha, mas saber algo sobre, antes, ajuda na escolha. Beijos

Rafael disse...

@Lia, obrigado pelo elogio. De fato, deu um trabalhão. :) Agora, sobre a trilha sonora, este é o tipo de coisa que eu sempre presto atenção ao ver um filme. Não acho que alguém assista só por causa dela, mas acredito que ela possui importância na obra: ela compõe o pano de fundo da história e dos personagens, aumenta (ou diminui) a tensão de uma cena e atinge (e mexe) diretamente (com) os sentimentos do espectador.
Aguarde mais posts sobre trilhas sonoras de filmes clássicos! :D

Related Posts with Thumbnails