BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

News: Mike Portnoy deixa o Dream Theater

 free image hostingWednesday September 8th 2010:
I am about to write something I never imagined I'd ever write:
After 25 years, I have decided to leave Dream Theater....the band I founded, led and truly loved for a quarter of a century.

- Mike Portnoy

Eu sei que a notícia é “de ontem”. São sete dias, uma semana, portanto, de distância do fato. Porém, eu passei este tempo pensando no que dizer sobre o assunto. Tentei articular um pensamento e espero que eu não seja mal compreendido. Além do quê, minha intenção primordial era dar um tratamento diferente à notícia.

São diversas as manifestações de desamparo dos fãs do Dream Theater (uma simples entrada nos fórums de discussão sobre a banda demonstram isso). Eles se sentem, agora, órfãos. Eu sempre curti a banda, mas nunca me considerei um fã deles e talvez por isso consiga escrever com certo distanciamento.

É triste ver um membro tão importante de uma banda sair da mesma. Fãs sentiram-se desolados quando o Ozzy Osbourne saiu do Black Sabbath, o Roger Waters saiu do The Who, o Freddie Mercury saiu do Queen, o Warrel Dane saiu do Sanctuary, o Ripper Owens saiu do Judas Priest, o Messiah Marcolin saiu do Candlemass, o Rick Wakeman saiu do Yes, os Beatles saíram

do Beatles, o Peter Gabriel (e posteriormente o Phil Colins) saiu (saíram) do Genesis, o Chris Squire saiu do Yes, o Ian Gillan saiu do Deep Purple, o Sting saiu do Police, o Dio saiu do Rainbow, o Bruce Dickinson saiu do Iron Maiden, o Yingwie Malmsteen saiu do Alcatrazz, o Ritchie Blackmore saiu do Deep Purple, o Ripper Owens saiu do Iced Earth, o Jimmy Page saiu do Yardbirds, a Tarja Turunen saiu do Nigtwish, o Rob Ralford saiu do Judas Priest, o Slash saiu do Guns ‘n’ Roses (assim como o resto da banda :p), o Fish saiu do Marillion, O Gary Moore saiu do Thin Lizzy, o David Byrne saiu do Talkin Heads, O Jon Lord saiu do Deep Purple, o Carl Palmer saiu do Emerson, Lake & Palmer, o Max Cavalera saiu do Sepultura, o Matt Barlow saiu do Iced Earth.

Porém, existe um lado bom nas saídas: elas geram reunions em algum momento futuro. Diversas bandas acima se reuniram em outros momentos e seus mega-shows foram ovacionados pela beleza sonora e harmônica por conta da re-integração entre seus membros. Pior é quando o membro sai da banda por óbito. ;) Não preciso citar o caso do Freddie Mercury com o Queen, do John Bonham com o Led Zeppelin, do Keith Moon do The Who, do Bon Scott com o AC/DC, do Randy Rhoars com o Ozzy Osbourne, do Cliff Burton com o Metallica, do John Entwistle com o The Who, do Chuck Schuldiner com o Death, do Claudinho com o Claudinho & Buchecha. :p

Enquanto muitos acreditam que a morte de um membro-chave de uma banda é até benéfica, pois envolve sua era em uma aura mítica e inatingível (além de dar ao falecido uma certa proteção, afinal ele não continuaria vivo para vir a fazer algo do qual se arrependesse), diversos outros fãs acreditam que a morte de fato encerra um momento, excluindo tristemente todo um leque de opções futuras que viriam a ser nostálgicas e agradáveis. Eu ainda acho divertidíssimo assistir a um show (mesmo que em DVD) dos Stones ou do Maiden e sou muito grato a eles por se manterem vivos e ativos.

Eu prefiro acreditar que a saída de uma banda reserva tanto ao que se afasta (ou que é afastado) quanto ao(s) que fica(m) a possibilidade de progredir. Essa progressão pode ser pessoal (como muitos afirmam que o Blackmore “melhorou bastante” depois de algumas décadas de saídas e regressos), musical, espiritual (o que nem sempre ajuda o Metal :p). De qualquer maneira, podemos (e devemos) acreditar que um dia veremos o Dream Theater de volta, assim como alguns puderam vislumbrar o Pink Floyd de volta – com músicos mais expressivos e mais competentes por conta da imensurável experiência adquirida ao longo do trajeto.

Enfim, a saída de um baterista tão versátil e um dos fundadores da banda trará, com certeza, mudanças à sonoridade dos ícones do Prog Metal. Mas, venhamos e convenhamos, para quem ouve a discografia da banda há tempos, mudança não é justamente a palavra-chave?

A Mike Portnoy, que não lerá este post nem que eu seja o cara mais sortudo do mundo, o OuçaIsto! estará à espera de seu novo lançamento, mesmo que seja um disco de mantra hindu com DVD-extra de aulas de Yoga! Sucesso em sua carreira!

E aí? Quem saiu ou “foi saído” de banda ou morreu e fez muita falta? Deixe seu comentário! :)

Comentários
0 Comentários
Related Posts with Thumbnails