BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Provocação: Arte, música e dinheiro

Lady_Gaga_cantora_mais_rica_do_mundo_oucaisto.blogspot.comNeste mês de maio, a Forbes divulgou sua característica lista das celebridades mais ricas do mundo. O que nos interessa nesta lista é, claro, quem está fazendo parte dela. É comum as pessoas expressarem suas opiniões sobre o tema, discutindo sobre a relação entre mp3 e discos, entre youtube e mtv, ou seja, entre as novidades tecnológicas e a arte como um todo, de forma a insinuar que a divulgação virtual massiva dos dias de hoje causa danos aos artistas. Buenas, clique no link abaixo, veja quem são os 10 artistas que mais ganham dinheiro atualmente e continue na discussão. Alegre

Celebrity-100-2011-Forbes.com-oucaisto.blogspot.com

(Caso a imagem esteja pequena, clique nela que uma nova janela se abrirá com o tamanho original da lista.)

Bom, agora que você já deu uma olhadela, o que você vê em comum entre todas as pessoas que eu marquei com amarelo? Acertou: são todos músicos ou intérpretes ou, enfim, artistas ligados ao mundo da música. (Não marquei o Simon, e não sei se deveria, porque, vamos combinar, sua carreira como executivo da BMG não é lá das melhores, mesmo embora ele tenha tido sucesso com o grupo II Divo e com a cantora Leona Lewis.)

Acredito que seja importante ressaltar que das dez celebridades que mais fazem dinheiro hoje, metade são artistas do ramo musical. Importante, sim: seja uma ícone do pop ou uma banda de rock, ambos são “vítimas” da pirataria em todas as suas formas: bootlegs, vídeos não-oficiais, vazamento de informações/músicas/vídeos, compartilhamento a torto e a direito, falta de legislação e de controle sobre suas obras etc.

Ouvimos frequentemente produtores e empresários reclamando dos danos que a Internet causa nos seus artistas, que eles, coitados, não recebem o retorno esperado/almejado/sonhado/devido.

Sério?

Pergunto-me até quando vão nos enfiar goela adentro tais falácias. Até quando alguém vai tentar ligar vídeo de youtube a fracasso de vendas. Isso simplesmente não ocorre. Merchandising, iTunes, ingressos para show etc. – acabam por contrabalançar, se é que há algo a ser contrabalançado. O dinheiro que supostamente é perdido de uma forma acaba retornando (em dobro ou triplo, talvez) de uma outra maneira.

Olhe de novo a lista: dos cinco primeiros lugares, quatro são ocupados por músicos. E todos nós, invariavelmente, contribuímos para isso.

O que você acha disso tudo? Deixe um comentário! Alegre

Comentários
0 Comentários
Related Posts with Thumbnails