BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Top 3 Especial: Sweet Dreams Cover Music Videos

Marilyn-Manson-Sweet-Dreams-oucaisto.blogspot.comEmbora só tenha ficado em cartaz (no Brasil) por uma mísera semana, o filme Sucker Punch (cuja trilha sonora foi criticada por mim aqui!) impactou com sua cena de abertura. Esta ganhou sucesso ao ser disponibilizada em dezenas de vídeos no YouTube (veja aqui!). O que causou tamanho alvoroço foi a junção inteligente do rescurso visual artificial do diretor Zack Snyder com a brilhante versão do hit dos anos 80, “Sweet Dreams”, cantado pela própria atriz do filme, Emily Browning.

A cena, totalmente em preto e branco, era pontuada pela melodia melancólica da Emily. A letra era recitada em tom de lástima, de dor, forçando as palavras e os versos a um sentido diferente da música original, em um tom próprio, cujo teor perpassava as entrelinhas do filme todo.

Bom, acontece que aquela não foi a única versão gótica da música. Anos antes, especificamente em 1994, Marilyn Manson deu uma nova roupagem, à sua maneira é claro, ao clássico da banda Eurythmics. Não parou por aí: fãs de diversos filmes, games e animes pegaram essa versão e colocaram-na como pano de fundo de diversas montagens criando music videos originais e acrescentando elementos à música (diretamente à versão do Marilyn assim como indiretamente à original). Continue ouvindo!

  • Caso se interesse pela banda Eurythmics, saiba que a autora da música deste post, Annie Lenox, apareceu aqui no blog, desta vez coverizando um clássico do Bob Marley!

Primeiro: a versão do Marilyn Manson

Embora você, leitor, irá ouvi-la mais três vezes ao longo da postagem, assista ao vídeo abaixo, genial, performático, deste ícone do rock alternativo. Percebe-se logo de início que  sua interpretação do hit oitentista gira em torno de distúrbios mentais, alucinações e medo. Muito medo.

3: “Nightmare on Elm Street”

O filme de terror que virou cult, de autoria do mestre Wes Craven, aparece aqui na lista com um music video que explora o teor maníaco do assassino-que-vem-em-pesadelos. Não tem para onde correr: Krueger te acha no lugar em que normalmente nos achamos mais seguros (ainda mais do que no nosso lar): em nossos sonhos. Onde repousamos, nos reorganizamos mentalmente. tamanha é a importância do sono, que uma das táticas mais simples (e cruéis) de tortura é justamente não permitir que o interrogado durma plenamente, ao manter barulhos à sua volta.

2: “Silent Hill”: game + filme

Na verdade, foi este vídeo que chamou a minha atenção e me deu vontade de fazer este post. Eu já havia visto outros vídeos com este tema ao fundo e resolvi achá-los novamente, ouvi-los e juntar os melhores em um curto Top 3. Porém, durante a pesquisa, um outro vídeo abordando o mesmo jogo ganhou destaque aqui na lista, ao invés daquele citado acima. A diferença principal é que este aqui apenas foca na música-tema da postagem, enquanto o primeiro fazia uma colagem com três músicas. Ambos são muito bons, mas este aqui é mais centrado na música, em uníssono com as imagens perturbadoras do jogo. Assista com moderação. Smiley piscando

1: “Nightmare Before Christmas”

O filme cartunesco “O Estranho Mundo de Jack” tem cenas interessantíssimas, beirando o escatológico. Algumas foram reunidas no music video abaixo. Ao assisti-lo, recomendo especialmente que preste atenção aos detalhes, isto é, o autor do vídeo garimpou cenas específicas em que tem-se a impressão de que os personagens cantam a música, assim como certos versos estão diretamente conectados com determinadas cenas (como o verso “Some of them want to use you” toca com um personagem aproveitador em xeque).

 

Comentários
0 Comentários
Related Posts with Thumbnails