BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

domingo, 26 de setembro de 2010

Top 5 Covers: All Along The Watchtower

a

Música originalmente composta e gravada por Bob Dylan, ícone da música folk estadunidense, ela ganhou muita popularidade quando Jimi Hendrix a ‘coverizou’. Sua versão da música ao vivo no Festival da Ilha de Wright tornou-se quase um cult. Por acaso ouvindo uma de suas várias versões, resolvi pesquisar mais e apresento abaixo as 5 melhores covers dela.

  • primeiro, um pouco sobre a música

Lançada em 1967, em um período de tratamento pós-acidente, aprimeira performance do próprio Dylan desta música só ocorreu em 1974, em Chicago. Sua letra narra fragmentariamente o diálogo entre um ladrão e um joker (curinga, palhaço). Porém, não há uma regularidade entre as falas e as estrofes da música, tendo estrofe em que apenas o ‘narrador’ possui voz. Além disso, a letra da música aparenta estar ao contrário: começando no final do discurso e mostrando como ambos os personagens se encontraram naquele local

Outside in the cold distance
A wild cat did growl
Two riders were approaching
And the wind began to howl

Ouvindo-se a estrofe acima primeiro, tem-se claramente a idéia de início de uma história: apresentação dos personagens chegando a um local não-identificado ainda (“Lá fora” é um termo bastante vago, afinal), ambientação sonora (“Um gato selvagem de fato grunhiu”) e efeito sensorial ( o último verso, que fala sobre o vento).

Ademais, alguns críticos afirmam haver correlação entre a letra desta música e o livro de Isaías 21:5-9. De qualquer forma, a música é maravilhosa e as versões abaixo, idem. Confiram!

5: U2

Aliando crítica social e o feeling-marca-registrada de Bono Vox, não tinha como esta versão não ficar boa. Há uma outra versão dela no DVD da banda,Rattle and Hum, que inclusive mostra alguns segundos de ensaio pré-show. Ambas são ótimas.

4:Neil Young & Bruce Springsteen

O solo em conjunto vale a versão toda, a qual é excelente. O áudio não é o melhor, mas mesmo assim é muito bom e vale a pena!

3: Dave Matthews

Fugindo da versão elétrica da música (pelo menos nos primeiros minutos), Dave Matthews adiciona sua genialidade ao Hall de covers deste clássico e garante sua presença neste seleto Top!

2: Jefferson Gonçalves & Banda

Lançada no seu álbum solo Gréia, o qual reúne o melhor do seu blues de gaita com o melhor de estilos tradicionais brasileiros, além de participações especiais, o clássico de Bob Dylan ganha um novo som, original, rápido, cheio de feeling e virtuosismo instrumental.

1: Jimi Hendrix

Não apenas por levar a música ao vivo antes do próprio compositor desta, mas por ter feito uma versão dela tão importante que quase todas as posteriores se baseiam na sua eletricidade e na sua linha (e solo) de guitarra. Aqui está a antológica apresentação na Ilha de Wright. Imperdível!

Esqueci alguma versão da música? Deixe um comentário! :)

Comentários
0 Comentários
Related Posts with Thumbnails