BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Top 5: Sam Tsui e seus mashups incríveis

Mashup, a rigor, é a utilização de duas ou mais músicas – ou mesmo apenas trechos destas – criando uma nova música. Pode-se adicionar letras modificadas (ou realinhadas via copy and paste artístico), novo arranjo, novo som de fundo. Em crítica literária, chama-se pastiche. Ultimamente, muitos autores, músicos, DJs e cineastas utilizam desta ferramenta, como Quentin Tarantino, DJ Danger Mouse, Angela Carter e o artista deste post, Sam Tsui.

Muitos advogam que esta técnica – ou ferramenta – deveria se chamar plágio. Eu, como já falei antes, não considero novas versões musicais como cópia descarada pelo simples motivo de que a pessoa ali presente está tomando aquela música para si apenas de forma a modificá-la, SIM, mas acrescentando algo seu, de sua identidade – ou seu feeling proveniente da própria música.

Sendo assim, ao visitar o YouTube por algum tempo, tomei conhecimento dos tais mashups sem nem saber ainda o que eram. E gostei deles. Inventivos, muitas vezes feitos com baixo orçamento por pessoas altamente qualificadas, o site de vídeos acabou disseminando uma onda de performances musicais neste conceito e jogou ao estrelato (mesmo que de um grupo de pessoas reduzido) alguns nomes, como o de Sam Tsui.

Versátil e dono de uma voz bonita e bem trabalhada, além de possuir ‘carisma em ação’, o rapaz teve muitas idéias boas e tratou de pô-las em prática. Rapidamente, tornou-se um dos artistas mais assistidos do YouTube. Abaixo, listo os cinco melhores pastiches que realizou. Espero que gostem!

5: Heaven (Bryan Adams)

Neste caso, não é uma colagem de várias músicas, mas, sim, uma versão muito bem planejada de um clássico do rock/pop internacional. O arranjo casa com o timbre agudo de Tsui, os backing vocals ajudam, as notas são bem executadas, ou seja, perfeita para iniciar o Top. :)

4: Lady Gaga Cover

Eu definitivamente não sou fã da cantora, porém suas performances – pois é isso o que eu acho que ela faz, mais do que “cantar” ou “dançar” – são tão ousadas e diferentes que fazem sucesso quase que imediato. É o novo formato de diva 2.0, digamos. Já a versão do Sam… bem, ele só precisa dele próprio e de um violão. Logo, você esquece toda a parafernália excessiva da musa e talvez nem lembre que a música do Dr. Frankenstein abaixo na verdade não é dele – e pior: que são várias. :)

3: Michael Jackson Medley

Vários clássicos do ícone do pop com novos arranjos e mashupizados só poderiam mesmo garantir a presença desta versão aqui no Top!

2: Love The Way You Lie

As músicas cantadas são "Love The Way You Lie", "Dynamite", e "Teenage Dream". Este vídeo exemplifica com perfeição o que é um mashup – e não é um feito por DJs, que são muito mais comuns.

1: Don’t Stop Believing (Journey)

Não é só pelo Journey, banda no melhor estilo Rock Farofa e que eu adoro. Sério. A idéia toda é interessante: gravar a si mesmo em diferentes canais e poses, depois juntar tudo como que criando cópias suas e fingindo que todos formam uma só banda. Eu sei que o famoso vídeo de homenagem capella a John Williams já tinha isso, mas ainda assim o Sam arrebenta. Além disso, a voz dele casou com a música.

E aí: o que você achou das versões? Conhece outro artista que também faz mashups incríveis? Deixe um comentário, então!

Comentários
0 Comentários
Related Posts with Thumbnails