BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Top 5 Covers: Hey Joe

 

Erroneamente creditada a Jimi Hendrix, artista que morreu há 40 anos e 4 dias, a música não apenas foi composta antes que o guitarrista a imortalizasse; ela ainda teve versões folk e/ou rock de garagem! Portanto, imaginei que seria interessante listar algumas boas versões dessa música tão conhecida mundo afora.

Os direitos autorais da música foram registrados por Billy Roberts em 1962. E pouco depois a música recebeu versões de The Leaves, The Standells, The Surfaris, Love e The Byrds. Esta última é tida como aquela que popularizou a música em seus concertos, em especial no Festival de Monterrey, versão que pode ser ouvida neste link.

Hey, Joe, where you goin' with that gun in your hand?
Hey, Joe, I said where you goin' with that gun in your hand?
I'm goin’ down to shoot my old lady
You know I caught her messin' 'round with another man

A música possui dois interlocutores. Ela começa com um perguntando ao outro, chamado Joe, onde ele vai com a arma na mão e este responde: Tô indo atirar na minha mulher. A letra da música abusa do recurso estilístico da repetição, criando uma atmosfera inicial de dúvida e, posteriormente, de enraizamento de certezas. Assim, a letra da música segue até após o tiroteio, em que Joe revela que vai fugir pro México, onde “poderá ser livre”.

Abaixo, eu separei os covers mais interessantes (e diversificados) desta música, porém a versão de Hendrix por ser a mais conhecida entrou apenas como bônus. Espero que curtam! 

5: Nick Cave, Charlie Haden & Toots Thielemans
4: Popa Chubby
3: Robert Plant & The Strange Sensation
2: David Gilmour & Seal
1: Steve Vai, Joe Satriani, Walsh, Brian May & Outros

É muita gente boa reunida. O instrumental é fenomenal. O vocal não deixa a desejar (e nem poderia, afinal é Paul Rodgers) e a idéia de cantar a música através de um diálogo com o backing vocal é original e agradável. Galera afiadíssima, multidão à loucura. Só podia ser o número 1 do top, certo?

Ficaram de fora algumas versões que eu adoraria ter espaço para incluir, mas isso é o que acontece com todo Top5, não é mesmo? Clique para curtir as versões de Nuno Mindelis (uma das minhas favoritas), Led Zeppelin e The Who. Abaixo, a versão do mestre que imortalizou esta música.

Extra: Jimi Hendrix!

E aí, qual a sua versão favorita? Alguma que eu não postei? Deixe seu comentário!

Comentários
0 Comentários
Related Posts with Thumbnails