BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

domingo, 19 de setembro de 2010

Vídeo: Dimmu Borgir - Gateways

dimmuborgirbanner

Dimmu Borgir, banda de Black Metal que vem aumentando sua fama exponencialmente ao longo dos últimos anos, acaba de lançar o vídeo clipe promocional de uma das músicas do novo disco. “Gateways”, lançada em um single recentemente, tem uma letra forte em que pesa a independência do indivíduo para tomar suas escolhas.

 

O álbum terá uma edição especial, com pôster, camisa, fivela de cinto, cordão identificatório (como o utilizado pelos soldados em guerra) e inclusive o cd (:p). Tudo virá dentro de uma caixa de metal com formato de caixa de munições. O preço? 70 dólares, uma pechincha!

Sobre o vídeo, eu adorei. É interessante notar evolução em uma banda, independente do seu estilo musical. O Black Metal não é exatamente um estilo com normas muito fixas; na verdade, ele abrange diversos tipos de vocais (tanto guturais quanto líricos), assim como ritmos e linhas de guitarra ou de bateria. Porém, a “atmosfera” da música, se é que posso usar este termo, precisa girar em torno dos temas líricos do estilo: paganismo, satanismo, medo, morte, violência etc.

Inicialmente usado como veículo de crítica aos costumes morais  éticos hipócritas da sociedade (pós-)moderna, o Black Metal acabou ganhando fama de “estilo musical satânico”. Foi quando as bandas mais se beneficiaram comercialmente falando. Este vídeo é resultado, décadas depois, deste tipo de marketing: percebe-se a atmosfera, o sangue, as roupas, a maquiagem. Mas a banda vai além: ultrapassa os limites impostos informalmente pelas produções anteriores (da mesma banda ou de outras) e dialoga com o estilo ao abusar de um vocal feminino quase gótico e de ângulos de câmera e fotografia muito bem pensada (quase comercial), além da repetição de movimentos como um “eco visual” (recurso utilizado sobretudo nos filmes de terror, como por exemplo em “O Tabuleiro de Ouija” ou “Bruxa de Blair 2”).

O disco está prometido para o dia 5 de Outubro.

E aí, o que você achou do vídeo? Deixe suas impressões abaixo.

Ouça mais metal: crítica do último álbum do Black Label Society e Top 3 Massacration!

Comentários
0 Comentários
Related Posts with Thumbnails