BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

sábado, 1 de outubro de 2011

O que o Rock In Rio NÃO Trará Parte 2

Rock-Rio-Eu-Vou-Ficar-em-CasaEsta é uma série de posts que mostrarão o lado esquecido (e não sombio) de alguns dos artistas mais aguardados do evento. Números músicais que eles não fazem mais (infelizmente!) ou mesmo apresentações ocasionais que deveriam se tornar constantes. Em suma, mostrarei aquilo pelo que você, caro leitor, NÃO deve esperar deste Rock In Rio (a não ser que um milagre aconteca e a Santidade interceda pelo bem dos seus ouvidos)! Alegre

Divirta-se!

Hoje, iremos rever alguns números musicais do Lenny Kravitz, atração confirmada para a Sexta-Feira, dia 30/set/2011. Clique no link ao fim da postagem e continue ouvindo.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O que o Rock In Rio NÃO Trará Parte 1

Rock-Rio-Eu-Vou-Ficar-em-CasaEstá é uma série de posts que mostrarão o lado esquecido (e não sombio) de alguns dos artistas mais aguardados do evento. Números músicais que eles não fazem mais (infelizmente!) ou mesmo apresentações ocasionais que deveriam se tornar constantes. Em suma, mostrarei aquilo pelo que você, caro leitor, NÃO deve esperar deste Rock In Rio (a não ser que um milagre aconteca e a Santidade interceda pelo bem dos seus ouvidos)! Alegre

Divirta-se!

Começaremos hoje com o Stevie Wonder, atração confirmada para a Quinta-Feira, dia 29/set/2011. Clique no link ao fim da postagem e continue ouvindo.

  • Mas, antes disso, se você curte Top 5, que tal ouvir um Top 5 especial de uma canção de r&b: People Get Ready?

sábado, 23 de julho de 2011

Amy Winehouse e o Clube dos 27

amy_winehouse_oucaisto.blogspot.comHoje saiu uma notícia pela qual, de certa forma, muitos já esperavam (mas não queriam e não querem acreditar): Amy Winehouse morreu. Possivelmente, em decorrência do abuso de drogas – embora a causa da morte ainda não tenha sido oficializada, apenas podemos especular –, Amy entrou para a história da música como mais um talento corrompido pelas substâncias (i)lícitas que consumia.

Os dois discos lançados pela cantora inglesa, Frank (2003) e Back to Black (2007), ganharam interesse da mídia por conta de sua voz poderosa, cheia de sensualidade e feeling. Não à toa, foi comparada a Sarah Vaughan e Macy Gray.

Enfim, o mundo da música sentirá sua falta, assim como sentiu a falta de outros jovens talentos que morreram aos vinte e sete anos de idade. Clique no link ao fim da postagem e continue ouvindo uma singela homenagem a esse clube. Smiley piscando

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Prévia do OST Score de Capitão América

cartaz-internacional-capitao-america-o-primeiro-vingador-filme-poster-lançamento-

Foi divulgada uma prévia da trilha sonora original composta para o filme do superherói da Marvel! Tem algumas imagens (já previamente divulgadas) do filme, porém sem títulos de faixas, de forma que não há spoilers – pode ouvir sem medo, caro leitor. Smiley piscando Aliás, a trilha é assinada por Alan Silvestri, que compôs trilhas para Esquadrão Classe A, O Expresso Polar, Os Fantasmas de Scrooge, Van Helsing, Stuart Little e, principalmente, De Volta para o Futuro!

Clique no link ao fim da postagem e continue ouvindo!!!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Soundtrack: Estreias da Semana (03/06/2011)

xmen_primeira_classe_2011_oucaisto.blogspot.comMais uma sexta-feira bate à nossa porta, com boas opções para o fim de semana. Para aqueles que curtem a “Sétima Arte”, há duas grandes estreias este final de semana, uma importada, cheia de ação e história da década de 60; a outra, um drama moderno brasileiro, contemporâneo. Ambas as produções possuem trilhas sonoras que “nos saltam aos ouvidos” e é sobre elas que vamos falar mais à frente, depois que você clicar no link ao fim do post! Continue ouvindo! Smiley piscando

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Top 5 Especial: The Ukulele Orchestra of Great Britain

The_Ukulele_Orchestra_of_Great_BritainComeçou com o The Who. Em 1975, com o disco “The Who By Numbers”, mais precisamente, a música “Red Blue and Grey” entrou para a história como a primeira música de rock composta com ukulele. Na verdade, mesmo antes disso, o grande músico do blues Taj Mahal já costumava compor com bajos e ukuleles e, como diz o Pete Townshend (guitarrista do The Who) nesta apresentação ao vivo, o Taj Mahal já tinha uma roupagem do rock.

Não importa. Dez anos depois do disco do The Who, um grupo se reúne e resolve criar uma orquestra em que todos os músicos utilizariam um ukulele. Alguns, serviriam de apoio, apelidado de “bass ukulele” (ukulele-baixo, traduzindo ao pé da letra). Outros, para solo. Porém, duas coisas eram importantes: que os cantores fizessem rodízio entre si e que eles se divertissem muito coverizando músicas.

Separei, abaixo, cinco vídeos que são com certeza apenas alguns dos melhores momentos desta incrível orquestra. São divertidos, alguns são sérios, mas percebe-se que através de cada cover está uma linha de pensamento artístico, talvez apenas no âmbito sentimental, talvez espiritual, não sei. Algo que você sente ao invés de entender racionalmente. Clique no link ao fim da postagem e continue ouvindo! Alegre

  • E caso curta covers que transcendem estilos musicais, dê uma ouvida no Top 5 Especial: Blue Rondo à lá Turk e veja o que artistas com diferentes formações estilísticas fizeram com o clássico do Dave Brubeck!

Duas músicas do próximo disco de Eddie Vedder!

eddie-vedder-capa-de-ukulele-songsO novo disco do cantor do Pearl Jam, intitulado “Ukulele Songs”, chegou às lojas americanas esta semana, no dia 31 de maio. O inusitado do álbum é que todas as composições foram gravadas com um ukulele, um instrumento que costuma ser confundido com o brasileiríssimo cavaquinho.

Caso você não saiba que instrumento é esse, no Top 5 Especial com covers de “Something”, dos Beatles, o primeiro vídeo é a versão da música ao vivo interpretada pelo Paul McCartney. Bom, o Maca está justamente tocando um ukulele. Smiley piscando

Voltando ao Eddie Vedder, enquanto o disco não chega às lojas brasileiras, mate o gostinho assistindo a dois clipes recém-liberados pelo músico de músicas presentes no álbum.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Soundtrack: Estreias da Semana (27/05/2011)

Se-Beber-Nao-Case-2-Primeira-Foto-oucaisto.blogspot.com

E chegamos à sexta-feira, o dia mais feliz da semana, pois, afinal de contas, as obrigações estão no processo de serem deixadas para trás em prol da mais pura e necessitada diversão do final de semana! Alegre Para completar, nada melhor do que um cineminha com aquela companhia especial.

Sendo assim, comecemos mais um post com as Estreias da Semana!

Bom, esta semana está estreando a sequência de um dos maiores sucessos do gênero comédia dos últimos anos: Se Beber, Não Case! Parte II. Aguardadíssimo, logo no dia da sua estreia, de acordo com o site The Box Office Mojo, que foi ontem nos Estados Unidos, ele faturou nada menos do que 31 milhões de dólares. Seu custo foi orçado em $ 80 milhões, o que significa que ele conseguiu em apenas um dia pegar de volta quase 40% do seu orçamento, feito impressionante.

Além da comédia citada, temos o novo filme do Mel Gibson, The Beaver (Um Novo Despertar), e um filme policial com Matt McConaughey e Marisa Tomei, O Poder e a Lei, além do francês Minhas Tardes com Margueritte, novo filme de Gerard Deparideu (e de cuja trilha sonora não consegui informações)! Ao fim da postagem, clique no link e continue ouvindo!

[Mash-up Visual] “Bohemian Rhapsody” do Queen em versão Meme

Bohemian_Rhapsody_Meme_Ver_oucaisto.blogspot.comComeçou como uma brincadeira em sites de piadas, mas acabou tomando uma proporção enorme. Os memes (para quem não sabe, aqueles cartoons toscos, como o da imagem aqui ao lado, feitos à mão no Paint do Windows) ganharam vida própria, personalidade, ou seja, viraram signos linguísticos, detentores de significado próprio. Qualquer um que visite sites de humor, tipo o Ñ.Intendo por exemplo, já se acostumou com alguns deles, sendo o Forever Alone um exemplo.

Não demorou muito e alguém com muito tempo disponível resolveu pegá-los e encaixá-los em imagens aleatórias interligando tudo com os versos da letra de Bohemian Rhapsody, do Queen. Ficou ótimo! Clique no link ao final da postagem e continue ouvindo!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Silverchair anuncia fim da banda

silverchair-anuncia-fim-oucaisto.blogspot.comDe 1995 a 2007 foram 7 discos, sendo um deles uma coletânea. Não é a melhor média de álbums/banda da história, mas se pensarmos em qualidade, então com certeza o Silverchair merece entrar num Hall de grandes bandas. Australiana, a banda fez um rock alternativo de qualidade e pareciam, pelo menos em estúdio, se entender bem – coisa que, pelo visto, não acontece mais, já que o motivo alegado para a ruptura foi justamente o desentendimento musical entre os três.

De qualquer forma, já no segundo disco deles, Freak Show, três músicas entraram para as listas de Mais Ouvidas/Mais Pedidas etc. O disco vendeu mais de 1,5 milhão de cópias em todo o mundo, garantindo à banda um disco de ouro. Impressionante, não?

Bom, para homenagear a banda, apresento, depois da quebra, três músicas que entraram para tais listas, fizeram um sucesso absurdo e até hoje tocam em rádios por aí. Clique no link no fim da postagem e continue ouvindo!

Aldious: vídeo do novo single!

aldious-mermaid-novo-single-oucaisto.blogspot.comQual não foi a minha surpresa que o post mais assistido do mês aqui no OuçaIsto! foi justamente um incompleto. Digo, com um vídeo que era apenas sample de uma banda desconhecida no Brasil: a japonesa Aldious.

  • Parêntese breve: se você não viu o post mencionado ainda, cheque rapidamente clicando aqui! 

De qualquer forma, para agradar meus leitores (e a mim mesmo, já que estou sempre buscando coisas novas para ouvir), resolvi pesquisar um pouco mais e descobrir algum site de vídeos que tivesse pelo menos um vídeo completo da banda que não fosse performance em show.

Primeiro, um pouco de explicações sobre a banda: formada em 2008, lançou dois singles e um álbum completo. Este, chamado Deep Exceed, apenas em 2010. Foi de uma música desse disco que foi feito o vídeo exposto na postagem mencionada lá em cima: “Luft”.

A banda se destacou principalmente por trazer à cena metal – altamente masculinizada – todo um “jeito feminino” sem perder de vista a potência musical. Elas fazem, pelo que se pode ver, um power metal bem característico de bandas japonesas, em que a linha de voz melodiosa contém elementos pop enquanto o “som ao fundo” é destruidor.

Este ano, então, as artistas lançaram outro single: Mermaid, com três músicas inéditas e dois remixes. Neste vídeo, com menos cores do que o anterior, ainda se percebe o glamour femininizado: maquiagem, vestidos longos, jóias, adereços, enfim, tudo aquilo que me leva a chamar o estilo de Glitter Metal. Além, é claro, de boa música. Clique no link abaixo e continue ouvindo! Alegre

Top 3 Especial: Sweet Dreams Cover Music Videos

Marilyn-Manson-Sweet-Dreams-oucaisto.blogspot.comEmbora só tenha ficado em cartaz (no Brasil) por uma mísera semana, o filme Sucker Punch (cuja trilha sonora foi criticada por mim aqui!) impactou com sua cena de abertura. Esta ganhou sucesso ao ser disponibilizada em dezenas de vídeos no YouTube (veja aqui!). O que causou tamanho alvoroço foi a junção inteligente do rescurso visual artificial do diretor Zack Snyder com a brilhante versão do hit dos anos 80, “Sweet Dreams”, cantado pela própria atriz do filme, Emily Browning.

A cena, totalmente em preto e branco, era pontuada pela melodia melancólica da Emily. A letra era recitada em tom de lástima, de dor, forçando as palavras e os versos a um sentido diferente da música original, em um tom próprio, cujo teor perpassava as entrelinhas do filme todo.

Bom, acontece que aquela não foi a única versão gótica da música. Anos antes, especificamente em 1994, Marilyn Manson deu uma nova roupagem, à sua maneira é claro, ao clássico da banda Eurythmics. Não parou por aí: fãs de diversos filmes, games e animes pegaram essa versão e colocaram-na como pano de fundo de diversas montagens criando music videos originais e acrescentando elementos à música (diretamente à versão do Marilyn assim como indiretamente à original). Continue ouvindo!

  • Caso se interesse pela banda Eurythmics, saiba que a autora da música deste post, Annie Lenox, apareceu aqui no blog, desta vez coverizando um clássico do Bob Marley!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Top 5 Especial: Happy Birthday, Bob Dylan!

bob-dylan-oucaisto.blogspot.comBob Dylan é um dos nomes mais importantes da música dos séculos XX e XXI. Seu valor para a música é incalculável(1). Duvida? Em 2008, ele recebeu uma menção especial do Prêmio Pullitzer pelo seu “impacto pofundo na cultura Americana e na música popular, marcado por composições líricas de poder poético extraordinário” (2). Ele inventou o folk-rock. Ele é um dos artistas mais coverizados da história da música, sendo cantado por:

Caetano Veloso, Jimi Hendrix, Rita Lee, Rolling Stones, Pearl Jam, Elvis Presley, Dave Matthews, Neil Young, Bruce Springsteen, Guns n’ Roses, Joan Baez, Alanis Morissette, Stevie Wonder, Peter Paul & Mary, The Hollies, Bear McCreary, Candlemass, Ani Di Franco, John Mayer, The Byrds, Zé Ramalho, Eric Clapton, Grateful Dead, Eddie Vedder, Rod Stewart, Rebecca Ferguson, Adele, Billy Joel, Garth Brooks, Bryan Ferry, Bob Marley, Ramones, Nick Drake, Rage Against the Machine, Norah Jones, Susan Tedeschi, George Harrison, Jerry Garcia Band, Lou Reed, Joan Osborne, Van Morrison, Nina Simone, Sam Cooke, Patti Smith, The Band, Tracy Chapman, Jeff Beck, The White Stripes, Ritchie Havens, Manfred Mann, O. V. Wright, Johnny Cash & June Carter, Madeleine Peyroux, Them, P J Harvey, José Feliciano, Echo & The Bunnymen, Elvis Costello, Willie Nelson, Los Lobos, Joe Cocker, Cher, Shirley Caesar, Johnny Winter, Mountain, the 13th Floor Elevators, The Clash, U2, The Indigo Girls, Paul Weller, Frank Marino & Mahogany Rush, Stephen Stills, Nazareth, Marianne Faithfull, Stan Getz, Janis Joplin, My Chemical Romance, The Pretenders, Meat Loaf, the Black Crowes, Counting Crows, Natalie Cole, Sinnead O’Connor, UB40, Nancy Sinatra, Toto, Hole, The Animals, Roberta Flack, John Lee Hooker, Roger Waters, Avril Lavigne, Wyclef Jean, Issac Hayes, Duran Duran, Allman Brothers, Roger Taylor, Don McClean, Sheryl Crow, Phish, Robert Plant, Ron Wood, entre outros.

A lista é muito maior do que apresentei acima. E não levei em consideração a quantidade de “artistas de YouTube” que estão fazendo cover depois de cover do Bob. Apenas pelo resumo acima, percebe-se o leque diferenciado de artistas que a música do Bob Dylan englobou (sim, afinal, foi ela que chamou atenção para que esses artistas quisessem relê-la): de bandas dos anos 60, a artistas pop atuais, homens e mulheres, novatos e experientes, do blues ao reggae, do rap (a banda Mountain é um ótimo exemplo) ao country, das turnês mega-milionárias a shows intimistas, atravessando línguas, atravessando continentes, unindo tudo e todos sob a mesma liricidade, mas com melodias às vezes diferentes. A música do Dylan é universal, atemporal e cíclica: ele lançou em um disco de 1997 Make You Feel My Love e muito sucesso ela fez! É impressionante.

E hoje, dia 24 de maio, é seu aniversário. Hoje, ele completa 70 anos musicalmente bem vividos. Para celebrar, clique no link lá embaixo, no fim da postagem, e continue ouvindo uma seleção Top 5 de grandes músicas dele próprio. E aguarde pois em breve mais Top 5 Especiais virão, tendo como tema algumas das covers que homenagearam o mestre.

Fontes:

(1) All Music.

(2) Jornal britânico The Independent.

Covers Project: http://www.coversproject.com/artist/bob%20dylan/

Josh Jackson. 50 Best Bob Dylan Covers of All Time. http://www.pastemagazine.com/blogs/lists/2009/04/50-best-bob-dylan-covers-of-all-time.html

Paul McCartney divulga faixa que gravou para disco-tributo a Buddy Holly

rave-on-buddy-holly-artwork-oucaisto.blogspot.comBom, como eu não fui no show do Paul, então fiquei um pouco sem comentários a fazer de sua performance – sempre carismática, pelo que percebo dos shows televisionados. De qualquer forma, o cavaleiro britânico revelou hoje uma das faixas que vão compor o próximo disco no qual participará, chamado Rave On Buddy Holly.

Este disco será um tributo ao seu ídolo Buddy Holly – melhor dizendo, não apenas ídolo dele, mas de toda a música. O lendário Buddy Holly, para quem não sabe, faz parte da “santíssima trindade da música” como metaforizada por Don McClean em seu clássico “American Pie” (sim, a mesma que Madonna coverizou!).

De qualquer forma, Buddy Holly foi um pioneiro do rock and roll e morreu em um acidente aéreo em fevereiro de 1959, junto com um parceiro de show, Ritchie Valens (o autor da famosíssima La Bamba). Na música de Don McClean, o dia 3 de fevereiro é descrito como “o dia em que a música morreu”.

Bom, a faixa divulgada por Sir Paul chama-se It’s So Easy e pode ser ouvida gratuitamente no tocador do site da revista RollingStone. O disco está previsto para ser lançado em 28 de Junho de 2011, daqui a praticamente um mês. Além do ex-Beatle, estão presentes no disco Cee Lo Green, Patti Smith, Lou Reed entre outros.

Enquanto isso, clique abaixo e continue ouvindo a versão original da música, por Buddy Holly, e compare as duas. Alegre

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Crítica: Buddy Guy: uma “Prova Viva” de que só envelhece quem quer

buddy_guy_living_proof_2011_oucaisto.blogspot.comBuddy Guy lançou, ano passado, aquele que foi considerado o melhor disco de blues do ano. Além disso, o disco foi sua melhor posição na Billboard: 46o. lugar. Não obstante, ganhou o Grammy de melhor disco de blues contemporâneo. Quando nos acostumamos a ver apenas jovens arrecadando prêmios e depois sumindo, passamos a acreditar que a fama é, de fato, efêmera, que acompanha a loucura de troca frenética das prateleiras pós-modernas, que o sucesso não pode acompanhar um músico.

Impressiona, portanto, que Buddy Guy tenha conseguido tamanho sucesso – embora seja, já, um ícone dentro do gênero há algumas décadas – no ano em que completou 74 anos. Aliás, o título do disco é uma comprovação em si: “Living Proof”, ou seja, uma “prova viva”. Prova viva de que o sucesso não conhece idade e, mais do que isso, que estereótipos servem para ser confrontados. Vamos a eles!

Continue ouvindo ao clicar no link abaixo!

Provocação: Arte, música e dinheiro

Lady_Gaga_cantora_mais_rica_do_mundo_oucaisto.blogspot.comNeste mês de maio, a Forbes divulgou sua característica lista das celebridades mais ricas do mundo. O que nos interessa nesta lista é, claro, quem está fazendo parte dela. É comum as pessoas expressarem suas opiniões sobre o tema, discutindo sobre a relação entre mp3 e discos, entre youtube e mtv, ou seja, entre as novidades tecnológicas e a arte como um todo, de forma a insinuar que a divulgação virtual massiva dos dias de hoje causa danos aos artistas. Buenas, clique no link abaixo, veja quem são os 10 artistas que mais ganham dinheiro atualmente e continue na discussão. Alegre

sábado, 21 de maio de 2011

Top 5: Temas de Filmes por Bandas de Rock

terminator2-exterminador-do-futuro-2-oucaisto.blogspot.comO cinema sempre se preocupou em passar emoções através de suas músicas temas. Nos primórdios, era comum valer-se de músicas clássicas (como as chamamos hoje em dia) para emoldurar as cenas. Mesmo nos cartoons isso era prática comum, como o hilário episódio de Tom & Jerry em que Tom é um pianista apresnetando-se com a Hungarian Rhapsody de Lizst ou o Pica-pau como barbeiro enquanto canta Fígaro.

Ao longo do tempo, porém, músicos foram fazendo filmes em cima de suas composições – ou eram contratados como atores e compositores ao mesmo tempo. Exemplos são os filmes dos Beatles e do Elvis Presley.

Posteriormente, compositores foram sendo contratados para criarem trilhas sonoras que tocariam ao longo do filme. Desta forma, alguns artistas emergiram (e ainda emergem) para o estrelato, mesmo sem ter o costume de lançar álbuns desvinculados de filmes. Entre eles, destaco Ennio Morricone (sobre quem já falei aqui), John Williams, Philip Glass e Hans Zimmer.

Contudo, não apenas “músicos de estúdio” talentosos fizeram fama neste mundo do soundtrack. Diversos artistas já consagrados deram o ar de sua graça compondo trilhas para filmes, como a Stayin’ Alive dos Bee Gees, I Will Always Love You da Whitney Houston ou We Don’t Need Another Hero, da Tina Turner.

No post de hoje, farei um curtíssimo Top 5 para homenagear bandas de Rock que conseguiram emplacar hits nesta área. Não levei em consideração casos como o da banda The Who com Tommy ou Pink Floyd com The Wall, pois estes filmes saíram dos discos homônimos. Somente fazem parte da lista bandas que criaram músicas para filmes, ou seja, tendo filmes em vista.

Clique no link abaixo e continue ouvindo! Alegre

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Soundtrack: Estreias da Semana (20/05/2011)

Piratas-do-Caribe-4-oucaisto.blogspot.comVamos ver se esta semana o Blogger não mexe com este post da forma como me azucrinou semana passada (clique e veja o ridículo em que se tornou um post inicialmente longo, com vídeos, imagens etc).

Final de semana bastante magro em estreias, com Piratas do Caribe sendo a bola da vez e tentando disputar com Velozes 5, Thor e Padre, que continuam em cartaz. Competindo em estreia com a aventura pirata, estão o anglo-saxão Santa Paciência (com péssimo título em português) e mais dois filmes que conseguiram poucas salas em poucas cidades brasileiras (das quais o Rio de Janeiro, onde moro, por exemplo, não faz parte!): o argentino O Homem ao Lado e o português O Último Vôo do Flamingo, baseado em livro do escritor Mia Couto.

Clique em Continue Ouvindo e ouça mais de Piratas do Caribe e Santa Paciência. Caso queira re-ouvir estreias de semanas anteriores, dê uma checada na do dia 21-04-2011. Ou então, leia a crítica da trilha sonora dos filmes Sucker Punch e Kick-Ass.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Blondie de volta!

blondie_mother_cover_oucaisto.blogspot.comEste ano está com tudo para retornos! Depois de Roxette, Duran Duran, The Cars e Whitesnake voltarem do limbo do ostracismo característico do efêmero da fama neste capitalismo tardio, outras antigas bandas resolveram sacudir a poeira e voltar com tudo neste ano. Algumas, como o Yes e o No Doubt, até lançaram alguns discos esporádicos nos últimos anos, porém Blondie, ícone do punk e, posteriormente, do eletro-pop dos anos 70, teve largos intervalos desde 1982.

Formada em 1976, lançou seis discos até o término da banda em 1982. De lá pra cá, lançou apenas três discos: em 1999, 2003 e agora em 2011 (que, tecnicamente, ainda não foi lançado: está previsto para chegar nas lojas em 30/maio). Para antecipar um pouco o clima do disco (e garantir alguns holofotes), a banda revelou uma música de trabalho em formato de single e prontamente produziram um video com ela. Continue ouvindo e veja-o na íntegra!

sábado, 14 de maio de 2011

Top 5 Especial: Homenagem a Bob Marley

Bob_Marley_top_5_oucaisto.blogspot.comConforme eu disse ontem, no primeiro post sobre Bob Marley, é um completo absurdo que a música dele esteja perdendo força, esteja sendo, enfim, esquecida lá na Jamaica. Tentei provar na micro-análise, na “twit-análise”, de cinco de seus clássicos o motivo pelo qual ele deveria continuar vivo nos aparelhos de som, digitais ou não, mundo afora, e principalmente lá em Trenchtown e além.

Bom, como o mundo cultural age de formas oblíquas, muitos músicos fizeram homenagem ao rei do reggae ao longo dos anos, desde o início da década de 70 até hoje em dia (seu próprio filho é um exemplo de homenagem, podemos pensar). De tudo isso, separo abaixo as cinco mais interessantes versões de clássicos do jamaicano; cinco covers que fizeram sucesso (ou que deveriam tê-lo feito?) e jogaram seu nome ainda mais alto.

Importante ressaltar que apenas artistas de fora do mundo do reggae tiveram espaço nesta lista, não por questões preconceituais, apenas para mostrar o quão forte é a música do Bob Marley, mesmo quando fora de seu “habitat”. Smiley piscando

Se você se interessar por Top 5, dê uma olhada em outro Top 5 de homenagem: covers de Blue Rondo à La Turk, de Dave Brubeck. Continue ouvindo e encante-se com outras visões sobre a obra de Bob Marley!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Music News: Pink Floyd junto novamente?

The_Wall_-_Pink_Floyd

Dia 12 de Maio de 2011. Que esta data fique gravada nas agendas/blogues/aplicativos do mundo! No meio da turnê do Roger Waters, que novamente está tocando o álbum The Wall na íntegra ao vivo (e com diversos apetrechos tecnológicos para tornar a experiência ainda mais incrível!), inusitadamente, na hora do refrão de Comfortably Numb, Roger levanta os braços ao invés de cantá-lo e uma luz acende no topo do muro…

É emocionante. Clique e ouça mais!

[ATUALIZADO] Soundtrack: Estreias da Semana (13/05/2011) Parte 2

matt-damon-e-emily-blunt-vivem-romance-no-filme-de-suspense-os-agentes-do-destino-oucaisto.blogspot.com

Já que o Blogger não aceitou o post completo e cortou muitas partes, resolvi pegar a segunda metade, ou seja, três filmes/comentários, e colocá-los em um post em separado, chamado de parte 2. Confira abaixo!

Clique aqui para ver a primeira parte das estreias desta semana. E não deixe de rever ou reouvir as prévias de soundtracks de outras estreias da semana aqui e aqui!! Ou leia e ouça as críticas da trilha sonora dos filmes Sucker Punch e Kick-Ass.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Top 5 Especial: Homenagem a Bob Marley

Bob_Marley_top_5_oucaisto.blogspot.comConforme eu disse ontem, no primeiro post sobre Bob Marley, é um completo absurdo que a música dele esteja perdendo força, esteja sendo, enfim, esquecida lá na Jamaica. Tentei provar na micro-análise, na “twit-análise”, de cinco de seus clássicos o motivo pelo qual ele deveria continuar vivo nos aparelhos de som, digitais ou não, mundo afora, e principalmente lá em Trenchtown e além.

Bom, como o mundo cultural age de formas oblíquas, muitos músicos fizeram homenagem ao rei do reggae ao longo dos anos, desde o início da década de 70 até hoje em dia (seu próprio filho é um exemplo de homenagem, podemos pensar). De tudo isso, separo abaixo as cinco mais interessantes versões de clássicos do jamaicano; cinco covers que fizeram sucesso (ou que deveriam tê-lo feito?) e jogaram seu nome ainda mais alto.

Importante ressaltar que apenas artistas de fora do mundo do reggae tiveram espaço nesta lista, não por questões preconceituais, apenas para mostrar o quão forte é a música do Bob Marley, mesmo quando fora de seu “habitat”. Smiley piscando

Se você se interessar por Top 5, dê uma olhada em outro Top 5 de homenagem: covers de Blue Rondo à La Turk, de Dave Brubeck. Continue ouvindo e encante-se com outras visões sobre a obra de Bob Marley!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Top 5: Bob Marley

Bob_Marley_top_5_oucaisto.blogspot.comO músico jamaicano Bob Marley, considerado o "Rei do Reggae", com mais de 200 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, morreu em Miami no dia 11 de maio de 1981, 30 anos atrás, mas, apesar das homenagens em todo o mundo, seu legado perde força em seu próprio país.

Fonte: iG.

Se apenas olhássemos a figura política que Bob Marley representou já teríamos motivos mais do que suficientes para lamentar que sua música esteja perdendo força na Jamaica. A explosão do reggae – talvez até pudéssemos dizer “reggae de raiz” pelo fato de ter virado ponto de apoio, pedra fundamental para todo o estilo posterior a ele –, as características que deram forma ao estilo por décadas, a expressão lírica do mesmo ocorreram através e por Bob.

Uma figura periférica em um país igualmente periférico, ele fez com que o mundo se rendesse a sua balada. Cativante, sua música expressava desde problemas políticos, situação conturbada em que ainda vive o país, até romantismo singelo. A força de suas composições deram esperança a pessoas que, como ele, encontravam-se dispersas, afora do eixo cultural de lá (e daqui e do resto do planeta).

Robert Nesta Marley ainda simboliza o protesto, a emancipação e a liberdade para muita gente de diferentes crenças, inclusive jovens, que descobriram a música de um astro que nasceu em um país pobre que era ouvida pelos pais e avós.

Por tudo isso, dedico neste dia dois Top 5: este aqui com as músicas que mais se tornaram clássicas e o outro, em que posto as boas homenagens que lhe foram prestadas (em sua maioria postumamente). Clique e continue ouvindo. Smiley piscando

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Crítica: Joe Bonamassa e o Significado do Blues (Dust Bowl [2011])

 

joe-bonamassa-dust-bowl-2011-oucaisto.blogspot.comQual o sentido do Blues? A pergunta, incisiva, direta, propositalmente torna-se o leitmotiv da melhor faixa do disco – e, por que não?, do disco inteiro! Procurando por uma resposta a essa indagação muito músico calejado fez história – agora é a hora de um rapaz com menos de 35 anos dar a sua versão dos fatos.

Em um post antigo, falei sobre Joe Bonamassa, mas não custa nada repetir algumas informações: antes dos 15 anos de idade, já tocava guitarra bem e fora elogiado por ninguém mais, ninguém menos que B. B. King! Abriu shows para John Lang, já fez parcerias com King, John Hiatt entre outros, enfim, começou sua escalada para o sucesso. E a cada ano lança um disco com músicas inéditas, remodelando os limites do gênero em que está inserido (está?). Dust Bowl, seu álbum deste ano, lançado mês passado, comprova seu estilo musical como um todo: a busca pelo Blues, seu sentido, sua musicalidade (se é que alguma!) e como torná-lo mais jovem, mais rápido, enquadrando-o no ritmo da vida atual, sem deixar de lado o saudosismo tradicional.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Soundtrack: Estreias da Semana (21/04/2011)

Hop-Rebelde-sem-Pascoa-oucaisto.blogspot.com

Semana de feriadão, muita gente correndo pros cinemas. Desta vez, tem estreia para todos os gostos: terror teen, animação, terror-com-vontade-de-dar-reais-sustos, drama brasileiro, drama italiano… escolha um dos filmes e dê uma checada, mantendo os ouvidos atentos! Alegre

sábado, 16 de abril de 2011

Soundtrack: Estreias da Semana (15/04/2011)

panico-4-cox-e-ghostface-oucaisto.blogspot.comDepois do mega-blockbuster que estreou semana passada, não haveria muito espaço para outros filmes de alto orçamento ou elenco hiper-estelar. Mesmo assim, uma franquia que revolucionou o gênero do Terro na década de 90 brincando com recursos metalinguísticos retorna esta semana, junto à tentativa de criação de uma nova série em filmes (baseada em uma série de livros) – Eu Sou O Número Quatro. Além disso, temos um docudrama brasileiro – ganhador do Júri Popular do último Festival de Brasília: Amor? – e um drama francês sobre a guerra civil na Argélia e o debate entre monges sobre continuar lá realizando seu trabalho social ou fugir de volta para a França.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Captain Coconut: Minas Arrebentando!

 

Captain CoconutCaptain Coconut é uma banda mineira, independente, composta por três amigos que se juntam em determinada noite da semana em um estúdio para criar improvisos não-lógicos em cima de clássicos do Rock-Pop, melhor exemplificado no exemplo abaixo. Clique em Continue ouvindo para deliciar-se com um improviso de Moby Dick do Led Zeppelin junto a Come Together, inconfundível clássico dos Beatles. Alegre

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Soundtrack: “Iridescent” do Linkin Park em Transformers 3

 

Iron Man 3 MovieFoi divulgado hoje o tema do filme Transformers 3: um remix da música “Iridescent”, do Linkin Park. Já é uma música da trilha sonora a que temos acesso! Alegre

Ouça for free no link: Some Kind of Awesome!

 

terça-feira, 12 de abril de 2011

Crítica: Duran Duran–All You Need Is Now (2011)

 

Duran-Duran-All-You-Need-Is-Now-album-2011-CD

Para quem conhece a banda desde os idos dos anos 80, a notícia de que iriam lançar um disco em 2011 veio com um misto de medo e felicidade. Explico: em 2007 eles lançaram um disco, Red Carpet Massacre, o qual foi mediano. E quando se pensa em uma banda com 30 anos de história, vêm à mente os seus maiores sucessos, de forma que é mesmo difícil avaliar um disco novo sem comparar com aquilo que os fez famosos.

Por outro lado, é interessante ver o que músicos geniais – que, afinal de contas, deram ao mundo clássicos como Notorius, Save a Prayer e a minha favorita Ordinary World – conseguiriam fazer usando batidas, temas e tecnologia de hoje. O resultado, adianto, agradará aos fãs antigos da banda: batidas dance oriundas dos anos 80, um tanto repaginadas, empolgam os ouvidos mais experientes como os sucessos de antes também empolgavam. Agora, e o resto? Afinal, um disco não é feito apenas com batidas antigas…

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Crítica: Sucker Punch Soundtrack (2011)

 

Sucker-Punch-SoundtrackSucker Punch é um filme memorável. Muitos dirão que é pela sua ruindade. Entendo o argumento deles: cortes rápidos e ríspidos, cenas de ação com fundo musical forte pendendo para clipes não-oficiais, músicas em novas versões (com ou sem remake) e final didático. Porém, quem vê o filme por este ângulo acaba por perder um dos melhores filmes do ano e, sem dúvidas, o filme mais autoral (por razões até mesmo óbvias) do Zack Snyder.

Para quem acompanha o diretor de perto, já era de se esperar o que passaria na telona. A sua linguagem estética salta aos olhos – literalmente. Ele não precisa de tecnologia 3D para fazer o que muito filme com esta tecnologia não consegue: empolgar o espectador e brincar com os objetos flutuantes. Quando vi o trailer de Alice, do Tim Burton, eu me diverti mais com a tecnologia citada do que em todo o filme Avatar – não que ele seja ruim, apenas porque não faz uso inteligente do recurso que tem nas mãos.

O que quero dizer é que agora, com os óculos, o público está dentro do filme: a sensação de ver algo em 3D é que tudo parece estar acontecendo a centímetros de distância, logo os diretores precisam levar a plateia em consideração ao produzir seus longas. Sucker Punch ou melhor, Zack Snyder leva você a sério: os temas que os nerds gostam, um enredo bom mas com diálogos ruins (um tanto quanto esperável, até), meninas com pouca roupa e um visual arrebatador… tudo isso aliado a um personagem que é tão presente no filme que parece possuir um corpo: a trilha sonora.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Soundtrack: Estreias da Semana (08/04/2011)

rio-3D-2011-trailer

Final de semana bastante morno de estreias, a animação Rio, do brasileiro Carlos Saldanha, abocanhará 1000 salas, tornando-se recordista em quantidade de salas. Sendo assim, fica difícil para os concorrentes mais blockbusters, os quais foram “chutados” para semana que vem (Pânico 4, por exemplo) ou para a seguinte (A Menina da Capa Vermelha). Em contrapartida, dois filmes europeus estreiam hoje também, porém em seletas salas de cinema. Uma pena…

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Funk do Mortal Kombat

 

Mortal Kombat logo

Huahuahauhaua. Criativo, não tão original e boas soluções pra fazer as rimas. (Afinal, canções populares precisam de rimas, pelo que podemos perceber no dia a dia, certo? Alegre)

Related Posts with Thumbnails